domingo, 17 de fevereiro de 2008

Últimos vídeos – Pegando pacus e blacks

Mais alguns vídeos para relembrar as últimas pescarias. Foi divertido ver nossos parceiros “ferrando” os seus troféus. Adolfo Valduga, Germano Plesnik e Thomas Marks – este último, grande pescador, eu conheci recentemente num pesqueiro – foram os protagonistas da produção hollywoodiana. Os personagens principais , no entanto, serão sempre os peixes. Desta vez foram os pacus e os black basses, ha ha...





sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Confirmada a realização da 1ª Edição da Copa Brasil de Pesca Esportiva


Acontece este ano a 1ª edição da Copa Brasil Evinrude de Pesca Esportiva. O torneio nacional começa no próximo mês de abril e representa a consolidação de um sonho há muitos anos acalentado por entidades da Região Sul e Sudeste do país, grandes incentivadoras da filosofia do pesque e solte em nível nacional.

Dividida em três etapas e totalizando seis provas, a competição terá como palcos principais os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. As espécimes a serem capturadas durante as competições serão os esportivos robalo, tucunaré e o blakbass.

Os gaúchos irão sediar a primeira fase do circuito, dias 19 e 20 de abril, no Rio Mampituba. Em julho, nos dias 14 e 15, será vez de São Paulo, tendo por local a Represa de Atibainha. Já as duas últimas provas acontecem em setembro em dois locais distintos no Paraná: Baía de Antonina, dia 19, e Represa do Capivari, 20.

A premiação será realizada ao final de cada etapa de provas, com a distribuição de troféus aos 1º , 2º e 3º lugares, e medalhas até o 5º. Também está prevista a distribuição de muitos brindes e prêmios aos participantes das competições.

As inscrições - que variam de R$ 100,00 a R$ 300,00 por equipe - já estão abertas e podem ser feitas a partir dos seguintes contatos: No Rio Grande do Sul, através da Associação Rio Grandense de Pesca com Iscas Artificiais (ARPIA) e os telefones são (51)81660000 e (51) 3346.7676. No Paraná, na Rua Des. Westephanlen, nº2836 – telefone (41) 30277788. Em São Paulo, as inscrições podem ser encaminhadas junto à Associação Bass Clube – (11)94957874.

Para o presidente da ARPIA, Jonas Silva, a realização do torneio nacional simboliza um marco para a pesca esportiva em nível nacional. “Esta competição é resultado do esforço conjunto de diversas entidades e simpatizantes da pesca esportiva aqui do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. É um torneio que veio para ficar”, afirma.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Aventura inesquecível no Chile - Imagens belíssimas !





















Somente a pesca proporciona momentos como este, de pura sintonia com a mãe natureza. Quando recebi estas fotos por e-mail, tendo por cenário o Chile, fiquei quase o dia inteiro apreciando-as. E depois de tanto visualizá-las em meu computador, me determinei: “um dia eu vou conhecer este paraíso, com certeza”. Mas mesmo que isto não venha a acontecer, pois a vida às vezes nos prega peças, estas imagens ficarão para sempre em minha memória. Mas sejamos otimistas: “um dia eu chego lá, ou melhor, eu vou lá...”

Mas para um grupo de pescadores aqui do Rio Grande do Sul, adeptos do fly, o sonho já não é mais sonho: É realidade pura e cristalina. Parabéns a Edevar Juliano Zorrer, Guilherme Deporte, Arno Egon e Alexandre Lorenzi. Os dois primeiros pescadores são de Porto Alegre e a outra dupla de Caxias do Sul. Alexandre Lorenzi, aliás, é diretor da AGAPIA.

E obrigado a vocês por nos proporcionarem este espetáculo de imagens. Eu nem precisaria estar aqui escrevendo, bastaria ficar olhando estas fotos, só isso.


A aventura em águas estrangeiras foi vivida em janeiro passado, durante 14 dias, na XI Região do Chile. As belíssimas trutas e os salmões gigantes - exibidos nas primeiras fotos - foram fisgados em regiões e rios simplesmente deslumbrantes.Mais uma vez obrigado amigo Zorrer por compartilhar conosco esse momento singular de sua vida e seus amigos pescadores. Se existirem mais fotos da aventura, por favor, nos envia que teremos o prazer em publicá-las.

Locais de Pesca:
Em Puerto Bertrand: Rio Baker, lago Bertrand, rio Cochrane em Cochrane e um outro rio próximo a um glaciar.

Em Coyhaique: Rio Simpson, rio Emperador Guilhermo (2x) , rio Paloma, lago Paloma e rio Nirehauo.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Exemplares de peso no Pesqueiro da ULBRA










Vejam só os belos exemplares que foram fisgados no último sábado (02/02) no Pesqueiro da Ulbra.Pelo que se pode observar nas fotos, os grandes resolveram "sair da toca" e fazer a alegria dos nossos pescadores.

Adolfo Valduga, Fabiano Barrionuevo e Paulo Leal que o digam. Eles investiram nas traíras e foram bem-sucedidos na empreitada: capturaram 12 dentuças de 1,5kg para cima. Que maravilha !

A maior, no entanto, foi capturada pelo Fabiano, que entrou em êxtase ao perceber que em seu anzol debatia-se uma pré-histórica superdotada de 2,5Kg. "Foi demais...demais...demais...", lembra o nosso parceiro empolgado.

É mas a "festa pescativa" não parou por aí. Germano Plesnik, também conhecido como "spinnermen" fisgou uma carpa cabeçuda de 5,5kg e medindo 72cm. O cara fisgou o bicho com um spinner da ottoni( aqueles com formato de peixinho), vejam só. Segundo as testemunhas que presenciaram a cena, foram 15 minutos de peleia com a carpa, que foi fisgada na nadadeira dorsal - por isso o trabalho foi em dobro.

Quem também teve muito trabalho para tirar o peixe da água foi o Sr. Maurício, um pescador que a nossa turma conheceu lá no pesqueiro. Usando um spinner nº2, ele ferrou uma carpa cabeçuda de aproximadamente 9Kg e medindo cerca de 90cm. Parabéns seu Maurício, que esta cena se repita muitas e muitas vezes...