domingo, 30 de março de 2008

Recordar é Viver - Prova na Fazenda Bela Vista em 2007

Há um ano atrás eu fiquei conhecendo, "na prática" o que era a pesca esportiva. A convite do amigo Germano Plesnik, fui assistir à primeira etapa desembarcada da AGAPIA. Ela foi realizada na Fazenda Bela Vista, no dia 18 de março de 2007. Fui apenas como espectador e aproveitei para registrar na minha filmadora a competição daquele dia. Eu queria saber como era essa tal de pesca com iscas artificiais. Confesso que foi amor à primeira vista, haha...

Abaixo disponibilizo um clipe que fiz da prova. Tudo era novidade para mim . Aliás, a prova não estava nada fácil e boa parte dos competidores argolaram. Quem tirou dois peixes da água, levantou as mãos para o céu.

Ah, lembrei que no dia 13 de abril teremos mais uma prova lá, dentro do circuito 2008 da AGAPIA. Veremos como será desta vez...

Levanta o som e curte o clipe... (Não é nada profissional)

sexta-feira, 28 de março de 2008

Dourados e tilápias no Pesqueiro da Ulbra



O parceiro Carlos Eugênio teve muitas ações dia desses quando esteve no pesqueiro da ULBRA, em Montenegro. E ele foi recompensado com belíssimos exemplares, como pode-se observar nas fotos. Aliás, poucos tem a sorte de pegar um dourado na artificial lá na Ulbra.

Mas o Carlos Eugênio foi abençoado naquele dia. Vejamos o seu relato: "Não sei como tirei aquele dourado da água, pois ele detonou o multifilamento, deixando só em um fiozinho. Mais um segundo e eu teria perdido.É muuuuito bom pegar este peixe .... salta muito..... briga muito..... e depois devolver o guerreiro para água ..... não tem explicação".

Que maravilha Carlos, um dia eu quero capturar um destes...

quinta-feira, 27 de março de 2008

Vídeo da Prova no Passo Alegre - AGAPIA

Pessoal, estou disponibilizando logo abaixo um vídeo de uns quatro minutos da prova realizada no Passo Alegre, no último dia 9 de março, dentro do circuito desembarcado da AGAPIA. A imagem não está lá aquelas coisas, mas vale a recordação. Se tiver caixa de som no seu computador, aumenta o volume porque tem uma trilha sonora de fundo. Não é nada profissional, haha...

A primeira caranha na vida de Germano



O nosso companheiro Germano Plesnik esteve no sábado (22/03) de Páscoa em Garopaba e conheceu a Fazenda Rio Encantado, um local extremamente piscoso e onde podem ser encontrados belos exemplares de tilápias, caranhas e robalos. A abundância de peixes, pelas informações que se obteve, deve-se ao fato de o açude lá existente fazer conexão com uma grande lagoa da região.

Bom para o Germano. Sempre persistente nos spinners, nosso parceiro acabou fisgando uma tilápia e, pela primeira vez na vida, uma caranha, ou melhor, três desta espécime, uau!!!. " E tudo isso em aproximadamente uma hora", se gaba Germano.

Na opinião do nosso spinnerman, a caranha parece um misto de robalo, garopa e traíra, em função dos seus dentes afiados. " A caranha tem uma acão violenta, por isso, recomendo que as pessoas usem empate de aço. Eu não usei no começo e o resultado foi duas iscas pedidas e um caniço quebrado. Mas depois eu me vinguei...ha ah..."

É, pelo que se pode observar, a Fazenda Rio Encantado reserva grandes emoções para os pescadores. Temos que conferir...

terça-feira, 25 de março de 2008

Ulbra sediará 1ª etapa desembarcada da ARPIA


Está confirmada para o dia 06 de abril a primeira etapa desembarcada da ARPIA. A prova será realizada no Pesqueiro da ULBRA e os competidores terão quatro horas para capturar a pré-histórica traíra – parece que o dourado também valerá ponto, mas tem que se aguardar o regulamento da competição.

O início da prova será às 13h – com previsão de término às 17h. Quem tiver interesse de participar da competição poderá fazer sua inscrição na Loja de Pesca Tavanti – Av. Brasil, nº 1051. O valor da inscrição é R$ 40,00. Telefone para contato: (51)3343.7775.

Mais três provas serão realizadas este ano
A Diretoria da ARPIA está investindo pesado este ano na categoria desembarcada. Depois da prova no pesqueiro da ULBRA, estão previstas mais três etapas nesta modalidade. A próxima será no dia 1º de maio, tendo como palco o belíssimo Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula. O peixe a ser capturado é o black bass. O horário da prova será das 10h às 14h.

Dia 7 de setembro, a Região Metropolitana volta a sediar mais uma etapa desembarcada da ARPIA. A prova será realizada na Fazenda da Figueira, em Gravataí, das 13h às 17h. Peixe a ser capturado: a traíra.

Encerrando o ano, todas as atenções estarão voltadas ao black bass, no dia 05 de outubro, no Lago da ARPIA – em São Francisco de Paula. A etapa acontecerá no período da manhã, das 10h às 14h.

Boa sorte a todos nós e parabéns à ARPIA pelo incentivo à desembarcada !

domingo, 23 de março de 2008

Curso aborda uso das soft baits na pesca do Black bass


Nos próximos dias 01 e 02 de abril, o pescador esportivo Cesar Augusto Lemos Fagundes, Campeão Gaúcho de Pesca 2007, estará ministrando um curso sobre o uso das soft baits na pesca do black bass. Os dois dias de aula serão realizados em Novo Hamburgo, na Loja Dourado Casa do Pescador - reserva e mais informações pelo fone:51- 35942333.

Entre os assuntos a serem abordados no curso estão técnicas e táticas de pesca do black bass, rigs, equipamentos e montagens, hábitos do peixe, entre outras informações.

O valor da inscrição é R$ 80,00. O horário as aulas é das 19h às 23h. As vagas são limitadas.

Será que funciona ?


Na pesca esportiva sempre haverá espaço para "invencionices", afinal, desde que surgiu a pesca na humanidade, o homem vem procurando aprimorar as iscas para fisgar o seus troféus.

Na ilustração acima, vemos uma propaganda que vem sendo veiculada nos sites americanos, dirigida aos pescadores esportivos. É, sem dúvida, uma popper bem turbinada.

Mas a questão é a seguinte: Será que funciona? Quem se habilita?

Um black bass de respeito...



Não dá pra expressar com palavras a emoção que sentimos quando fisgamos um troféu de respeito, daqueles de encher os olhos . É como se, por alguns segundos, vivêssemos um "nirvana" existencial. No budismo, o nirvana significa estado de ausência total de sofrimento; paz e plenitude a que se chega por uma evasão de si que é a realização da sabedoria.

O professor Leonel Budzyn, certamente, viveu este momento de pura interação com o criador, ao capturar o belíssimo black bass que estamos mostrando aí nas fotos. O feito foi no ano passado, no Passo Alegre, em Canela.

Belo exemplar, professor!

sexta-feira, 21 de março de 2008

Imagens do nosso troféu "esverdeado"

O black bass é um dos peixes mais esportivos do mundo, isso todos nós sabemos. Aqui no Rio Grande do Sul ele já conta com uma legião de fãs e a corrente de adeptos ao bocudo tende a aumentar cada vez mais.

E quem mora na Serra está feliz, pois o nosso troféu esverdeado pode ser fisgado em diversas localidades naquela região.

Mas quem sabe um dia esse panorama mude, e nós, aqui da Região Metropolitana, possamos encontrá-lo “ali pertinho”, bastando apenas alguns minutos de carro.

É, tudo muda e evolui na vida, inclusive as leis ambientais, que vão se adaptando aos novos tempos.

Mas enquanto a gente espera os ventos soprarem ao nosso favor, que tal curtir algumas imagens do nosso black. As ilustrações, fotos e pinturas do bocudo foram buscadas e capturadas na própria Internet. Quem quiser baixá-las no seu computador, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar SALVAR IMAGEM.





























terça-feira, 11 de março de 2008

Muita emoção na 1ª prova desembarcada da AGAPIA










A primeira etapa da categoria desembarcada da AGAPIA, realizada no último domingo (9/3) na Fazenda Passo Alegre, em Canela, não surpreendeu a ninguém no que diz respeito ao grau de dificuldade da prova . Isto porque o bass, como de praxe, estava extremamente manhoso e desconfiado, ainda mais com a pressão da pesca imposta por 60 competidores sedentos por capturá-lo.

Também não foi surpresa que a maioria dos pescadores fisgaram os seus troféus na primeira meia-hora da competição. Depois, haja paciência e perseverança para seduzir o bocudo. E olha que o sol não estava nem um pouco parceiro naquele dia: um calor abrasante.

Mas mesmo assim, em que pesem as habituais dificuldades, a prova estava emocionante. Parabéns à Diretoria da AGAPIA, que, novamente, deu show de organização, valorizando a participação infantil e feminina no certame e distribuindo bons prêmios ao final da competição.

VENCEDORES
O grande vitorioso na prova foi o parceiro Marco Antonio Neves (1º lugar), seguido por Alexandre Lorenzi (2º lugar), Sergio Dornelles (3º) Roger Andrei Denicol (4º) e Rubens Félix Rossi (5º).

O maior peixe foi fisgado por Sidnei Boff e o menor por Rubens Felix Rossi.
Foram capturados durante as quatro horas de prova 162 black bass. A média geral em tamanho ficou em 27,49cm. Já a média de peixes por participantes foi de 2,70.

Dos 60 competidores, 8 argolaram, 9 conseguiram fisgar apenas um (1) peixe, 14 pegaram 2 e 12 pescadores capturaram 03 bocudos.

Durante a entrega dos troféus foi feito o sorteio de um GPS e o felizardo foi o senhor Nestor José Vizioli. Que pé quente...

Agora é esperar a próxima prova, que vai acontecer no dia 13 de abril na Fazenda Bela Vista. Vem mais emoção por aí, uau...

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PROVA
Quem quiser obter mais informações sobre a primeira prova desembarcada da AGAPIA deve acessar o site da entidade http://www.agapia.com.br/.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Uma estréia promissora na embarcada


Participar pela primeira vez de uma prova embarcada e, de cara, conquistar o segundo lugar no pódio, convenhamos, isso é um feito. Pois Frederico Mattis e Fabiano Barrionuevo, nossos parceiros de pesca, viveram essa emoção no último sábado (1/03) lá na Barragem da Divisa, em São Francisco de Paula, quando participavam de competição promovida pela AGAPIA. Vejam só a alegria deles pousando junto com o presidente da associação, Gilney Braido.

Praticantes há anos da pesca em barranco, a dupla aqui de Porto Alegre acabou desbancando gente experiente na modalidade embarcada. Os cinco black bass por eles fisgados lhes valeram 164,6 pontos na competição. Os campeões, Nícolas Korb Lehnen e Sandro Thomé, atingiram 182,5. “Realmente foi uma grande emoção conquistarmos essa segunda colocação. Nós não esperávamos ir tão bem”, comenta Frederico Mattis, que, juntamente com Fabiano, há algum tempo vinha aventurando-se em um caiaque para fisgar os bocudos.

Mas quando é indagado sobre a possibilidade de largar o velho barranco, a resposta de Fred é automática: “De jeito nenhum, pois tá no sangue. No próximo domingo estarei no Passo Alegre participando da 1ª etapa desembarcada da AGAPIA”.

É isso aí parceiro, também estaremos lá ...