terça-feira, 24 de novembro de 2009
Festa da Integração das entidades de Pesca Esportiva do RS
A ARPIA promoveu no último dia 21 de novembro uma belíssima festa de encerramento da Temporada 2009 de Pesca Esportiva. Tendo por palco o Restaurante Meu Cantinho, em Porto Alegre, a comemoração não poderia ter sido mais emocionante, com a premiação dos campeões nas categorias Embarcada e Desembarcada, a distribuição de muitos brindes e, para fechar com chave de ouro o ano, o gesto que simbolizou a integração das duas entidades de pesca esportiva do Sul do país. Lado a lado em frente ao grande público presente à festa, os presidentes da ARPIA e AGAPIA, respectivamente Nilton Zemor Junior,e Ítalo João Franzoi Junior, mostraram publicamente que estão em plena sintonia, e que a união das agremiações só vem a fortalecer cada vez mais a pesca esportiva no Estado.
O gesto de união das entidades foi aplaudida, de forma efusiva, pelos presentes. Foi, sem sombra de dúvidas, o momento mais bonito da festa...
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
“Pesca Ecológica” é notícia na Globo do Paraná
Bem que os nossos veículos de comunicação aqui do Rio Grande do Sul poderiam fazer uma matéria nos moldes desta que foi veiculada meses atrás na afiliada da Rede Globo no Paraná. Esta reportagem, que entrou no ar no dia 7 de setembro deste ano no programa Bom Dia Paraná, mostra de maneira simpática a pesca esportiva desenvolvida naquele Estado. A apresentadora do programa chega a tratar a pesca esportiva como “pesca ecológica”, algo que agrada aos ouvidos da Opinião Pública e de todos que pensam num planeta sustentável.
A matéria foi produzida durante a 5ª Etapa da Liga Oeste Paranaense de Pesca Esportiva, realizada no lago de Itaipu. Na oportunidade, foram capturados diversos tucunarés,e todos muito bem alimentados.
Fico imaginando o tucunaré aqui pelos pampas...dizem que no noroeste do Estado isso é viável, pela semelhança do clima com o nosso Estado vizinho, o Paraná. Mas acho que isso é só um sonho...
Para assistir ao vídeo, clique aqui.
ARPIA anuncia novidades na desembarcada de 2010
A Diretoria da Arpia anunciou na última terça-feira (10/11) o seu projeto para a categoria desembarcada na Temporada 2010 de Pesca Esportiva. Para a felicidade geral, no ano que vem todas as etapas da competição serão realizadas no Lago da entidade, em São Francisco de Paula. É a certeza de grandes emoções nas quatro provas do circuito, pois peixe é o que não falta no pesqueiro, além da beleza do lugar.
Mas além desta mudança, a Diretoria da entidade anunciou também uma outra novidade que deverá agradar a comunidade da pesca de barranco. Quem se inscrever na Temporada 2010 terá direito a quatro treinos gratuitos no palco da competição, uma forma de pré-aquecimento para as provas. Com isto, o pescador estará economizando R$ 120,00, caso não seja sócio da entidade.
É um ótimo motivo para subir à Serra mais algumas vezes no ano que vem.
Grande iniciativa da ARPIA!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Curso de Bass nota 10!
Sem sombra de dúvidas foi uma das melhores palestras já ministradas aqui no Estado sobre o black bass e tudo aquilo que gira em torno da pesca deste fantástico peixe. De forma clara, objetiva e com muito boa didática, Cesar Fagundes conseguiu a proeza de manter a atenção de todos ligada por cerca de 2 horas. E ninguém reclamou...
O evento, realizado na última terça-feira (10/11) na Sede da ARPIA, contou com um bom número de pessoas, todos sedentos por novos conhecimentos e na expectativa de que o palestrante pudesse compartilhar um pouco da sua experiência de anos na pesca do bocudo.
Falando para uma plateia eclética, formada por jovens iniciantes e pescadores mais calejados na arte de fisgar o bocudo, Cesar "esmiuçou" todos os fatores que envolvem a captura do "diabinho verde". Abordou aspectos comportamentais do bass, seu ambiente, fatores que influenciam na pesca, estruturas, iscas artificiais e o uso mais adequado destas; explicou termos como "quadrante" e visão sub-aquática, enfim, foram muitas informações transmitidas na ocasião - e tudo sempre ilustrado com recurso audiovisual, facilitando assim a assimilação de cada ensinamento.
Mas além de informações técnicas, todas muito importantes para nós que gostamos de pescar o bocudo, o palestrante falou sobre a importância da preservação do meio ambiente,dos cuidados que devemos ter com o nosso "troféu" - a fim de que ele possa nos proporcionar momentos de felicidade por muitos anos - e do fato de que tudo que fazemos hoje, em relação à pesca, servirá de referência para nossos filhos, netos e futuras gerações.
Outro ponto abordado por Cesar durante sua palestra, e que de uma certa forma surpreendeu a todos, foi os efeitos nocivos que a competitividade pode gerar quando esta extrapola os limites. "A continuidade deste esporte maravilhoso depende de uma atitude que privilegie o compartilhamento do conhecimento, seja com o seu filho, seus amigos, enfim, com qualquer pessoa que queira pescar esportivamente", disse na oportunidade.
Conforme o palestrante, em São Paulo muitos pescadores esportivos já adotam um comportamento mais democrático em relação às iscas que usam, deixando de lado atitudes mais mesquinhas e nada simpáticas para quem, por exemplo, está começando no esporte e necessita de informação. "Em São Paulo, muitos pescadores fazem questão de mostrar sua caixa de iscas, sem nenhum melindre, pois sabem que gestos como este só contribuem para o crescimento da pesca esportiva", conclui.
domingo, 8 de novembro de 2009
ARPIA promove nesta terça-feira (10/11) curso gratuito de bass. É imperdível!
Quem é fissurado no black bass - e deseja saber mais sobre como fisgar este fantástico peixe - não pode perder o curso gratuito que a ARPIA estará promovendo na próxima terça-feira (10/11), às 19h30min em sua sede.
O palestrante na oportunidade, muito conhecido aqui pelos pampas por suas qualidades como pescador esportivo, será Cesar Fagundes, que é detentor de diversos títulos regionais e nacionais, além de ser considerado por muitos como uma das mãos mais "sensíveis" quando se está no encalço de espécimes como o manhoso bocudo e o robalo.
Entre os tópicos do curso a serem ministrados na oportunidade - aula esta que contará com o apoio de recursos audiovisuais - estão Tendências e Iscas, Quadrante, Power Fishing, No Sinker e Sinker, Comportamento "o time", Visão Sub, o Strik Vertical ou Horizontal, Surolo, entre outros.
Lembrando a todos que a palestra é gratuita e na ocasião serão sorteados diversos brindes, e todos muito interessantes (materiais, cds, oficina de pesca embarcada com hospedagem na Serra...). Vale à pena estar presente para tentar a sorte !
Quem quiser ter mais informações sobre o palestrante, que também é guia de pesca, dá uma conferida no site recentemente lançado por ele, e que na minha modesta opinião, está show de bola. O endereço é http://www.bassnook.com.br.
Lembrando apenas que a sede da ARPIA fica na Presidente Roosevelt, nº 1422, bairro São Geraldo, em Porto Alegre. Mais informações pelo telefone: (51) 9735.5410.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Agora no Paraíso é só na esportiva...
Fazia algum tempo que não visitávamos o Pesqueiro Paraíso Ecoesporte & Lazer, lugar onde já fizemos belas e emocionantes pescarias aqui dentro da região metropolitana de Porto Alegre. Um dia desses, a convite do Jorge, o proprietário, fomos dar uma conferida para ver como andavam as "coisas" por lá. Sabíamos que nestes últimos meses o Paraíso havia passado por algumas reformas, e que os pesqueiros, objeto do nosso interesse, também foram alvo de mudanças substanciais, principalmente em termos conceituais.
Ao chegarmos no local, eu e o Germano ficamos sabendo de uma notícia que muito nos agradou, transmitida pelo próprio dono do negócio:"Acabamos com o abate de peixes aqui no Paraíso. Agora só será permitida a pesca esportiva, para qualquer espécime", disse-nos Jorge.
Segundo ele, os prejuízos financeiros resultantes da pesca predatória nestes últimos anos, somada à falta de consciência de muitos pescadores, que simplesmente "sumiam" com os peixes, fizeram ele rever o negócio. "Agora inicia uma nova fase para o Paraíso na área de pesca. Há poucos dias, introduzimos nos nossos açudes 1 tonelada e 300 kilos só de traíra. E isso é só o começo..."
Pois foi justamente esta quantidade toda de dentuças que nos fez fazer um "teste drive" no local na última sexta-feira (31/10). Sabíamos que as novas pré-históricas do Paraíso estavam habitando, em especial, o último açude. Tínhamos a informação também que dias atrás, neste mesmo local, um pescador esportivo havia capturado 26 belos exemplares.
Durante a nossa pescaria, não tivemos a mesma sorte que este, mas os bitelos que capturamos, e os que perdemos, certamente valem por dez cada um, só pela emoção vivida.
Que bom que seja assim... Vida longa à pesca esportiva no Paraíso. Aliás, o entusiasmo é tão grande por parte do seu proprietário, que em breve ele pretende promover uma mini-competição no local, a fim de que todos possam comprovar, na prática, a piscosidade do local.
Mas enquanto a competição não acontece, sugiro aos amigos pescadores que deem uma conferida no Paraíso. Mas não esqueçam: as bem-dotadas estão tudo lá no último açude.
Para quem não sabe, o endereço do Paraíso é Estrada Caminho do Meio, nº 14000, continuação da Avenida Protásio Alves, não tem erro.
Para mais informações, é só acessar o site www.paraisopark.com.br.
Ao chegarmos no local, eu e o Germano ficamos sabendo de uma notícia que muito nos agradou, transmitida pelo próprio dono do negócio:"Acabamos com o abate de peixes aqui no Paraíso. Agora só será permitida a pesca esportiva, para qualquer espécime", disse-nos Jorge.
Segundo ele, os prejuízos financeiros resultantes da pesca predatória nestes últimos anos, somada à falta de consciência de muitos pescadores, que simplesmente "sumiam" com os peixes, fizeram ele rever o negócio. "Agora inicia uma nova fase para o Paraíso na área de pesca. Há poucos dias, introduzimos nos nossos açudes 1 tonelada e 300 kilos só de traíra. E isso é só o começo..."
Pois foi justamente esta quantidade toda de dentuças que nos fez fazer um "teste drive" no local na última sexta-feira (31/10). Sabíamos que as novas pré-históricas do Paraíso estavam habitando, em especial, o último açude. Tínhamos a informação também que dias atrás, neste mesmo local, um pescador esportivo havia capturado 26 belos exemplares.
Durante a nossa pescaria, não tivemos a mesma sorte que este, mas os bitelos que capturamos, e os que perdemos, certamente valem por dez cada um, só pela emoção vivida.
Que bom que seja assim... Vida longa à pesca esportiva no Paraíso. Aliás, o entusiasmo é tão grande por parte do seu proprietário, que em breve ele pretende promover uma mini-competição no local, a fim de que todos possam comprovar, na prática, a piscosidade do local.
Mas enquanto a competição não acontece, sugiro aos amigos pescadores que deem uma conferida no Paraíso. Mas não esqueçam: as bem-dotadas estão tudo lá no último açude.
Para quem não sabe, o endereço do Paraíso é Estrada Caminho do Meio, nº 14000, continuação da Avenida Protásio Alves, não tem erro.
Para mais informações, é só acessar o site www.paraisopark.com.br.
Assinar:
Postagens (Atom)