sábado, 30 de outubro de 2010
Ano marcado por provas difíceis
Algumas provas realizadas este ano exigiram paciência de monge tibetano por parte dos competidores. Em momentos assim, o jeito mesmo é buscar formas de se driblar o tédio e a ansiedade. O bate-papo amistoso com o vizinho do lado, o teste-drive com aquelas iscas nunca antes utilizadas; contemplar a natureza, enfim, vale a criatividade nessas horas...
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Os campeões da última prova desembarcada - ARPIA 2010
No último dia 17 de outubro aconteceu em São Francisco de Paula a última etapa do circuito desembarcado de pesca esportiva da ARPIA. A prova derradeira do ano foi bem mais emocionante do que a anterior, quando boa parte dos competidores ficou zerado, ou, como se costuma dizer, "argolou". Mas bem que podia ser melhor, afinal, estamos em meados de outubro, e o diabinho verde, nesta época, já deveria estar um pouco mais disposto a brincar com as artificiais. Mas valeu ...O importante é nunca perder o espírito esportivo.
OS CAMPEÕES
Mais uma vez nosso amigo e parceiro de pesca, Frederico Mattis, mostrou todo o seu talento no manuseio das iscas artificiais. Pescando praticamente em um único ponto durante a prova - batizaram o lugar até de"buraco sagrado" - Fred fez "jorrar" basses do referido pesqueiro. Teria ele o dom da "multiplicação dos pães"? Não, gente, não se trata de milagre. O fato é que o cara está pescando muito, e a versatilidade é uma de suas principais qualidades: domina tanto as softs quanto as hards.
Sendo assim, o resultado não poderia ser outro: Frederico Mattis, ao conquistar o 1º lugar no último dia 17, confirmou sua condição de CAMPEÃO do Circuito Desembarcado de 2010. Uma conquista merecida...
Mas além do Fred, outros pescadores também fizeram bonito na última etapa da competição deste ano. Gelson Schimit, outro grande pescador, assegurou o segundo lugar no podio.
A estrela de Guilherme Marcucci também brilhou durante a prova, conquistando a terceira colocação. Ele pescou muito naquele dia. O 4º colocado, Rubens Rossi, é outro que está em "lua de mel" com o podio este ano. Ele é, na minha humilde opinião, uma das grandes revelações da temporada 2010.
Já a quinta colocação ficou com um pescador que vem demonstrando muita garra nestas últimas etapas da competição: Fabiano Dias. Quem conversa com ele, percebe que o homem tem potencial, é estudioso da matéria..., mesmo tendo começado há pouco tempo na artificial.
E o pescador Nestor Vizioli, hein, quase que tira o sono da dupla Germano Plesnik e Paulo Leal, ambos detentores do maior peixe da competição - vão ter que dividir o troféu no dia da premiação. Mas foi só alarme falso. O peixe capturado por Vizioli é um centímetro menor do que o deles, ostentando 36cm de envergadura.
E por falar no nosso spinnerman, ele não podia sair da prova com as mãos abanando: pegou o menor exemplar da prova: 13cm de pura alegria. Valeu um troféu na prova.
Agora é aguardar o dia 27 de novembro, quando acontecerá a festa de encerramento e premiação da Temporada 2010 da ARPIA. O palco da festa será o Restaurante o Meu Cantinho, o mesmo local dos últimos eventos de encerramento do ano.
Mais informações sobre a prova serão publicadas no Site da ARPIA. Vamos aguardar.
Vencedores da Prova:
1º Frederico Mattis
2º Gelson Schimit
3º Guilherme Marcucci
4º Rubens Rossi
5º Fabiano Dias
Maior peixe:
Nestor Vizioli (36cm)
Menor Peixe
Germano Plesnik(13cm)
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Começando com o pé direto na artificial
Não há nada mais estimulante do que começar na artificial pegando “peixe bom”, daqueles de envergar a vara e fazer a carretilha cantar, tiiiiiiiiiiii... Marcelo, o de camisa branca, é um destes felizardos, começando no esporte com o pé direito.
No último dia 1 de outubro, no Pesqueiro do Plínio, em Montenegro - antigo pesqueiro da ULBRA - ele fisgou 6 belas pré-históricas em iscas de superfície. Dentre estas, a nova ginga-ginga da C.M.C - dizem que ela está ainda mais matadora - e a jitterbug.
Marcelo fisgou seus exemplares no período da manhã, entre 10h e 12h, e à tarde, depois das 17h. O peso dos peixes variou de 1kg e 2,5Kg e o tamanho entre 45 a 50cm.
Naquele dia, ele contou com a experiência do senhor Maurício(foto central), assíduo frequentador do local e grande pescador também. É só conversar com ele um pouco para perceber que o homem já andou aqui pelo estado atrás das dentuças e dos diabinhos verdes (black bass).
Bem-vindo Marcelo ao fascinante mundo da pesca esportiva...
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Os vencedores da 3ª etapa desembarcada da AGAPIA
Mais um belo açude foi descoberto pela AGAPIA aqui no nosso Estado. O Lago do Beto, localizado em Lageado Grande (em torno de 5 Km da estrada que leva até Bom Jesus) tem uma variedade interessante de estruturas e uma dimensão bem propícia para sediar competições esportivas de pesca. À primeira vista, reúne todas as condições para dar guarida a muitos blacks e, por consequência, ser palco de muitas capturas e ações. Confira visual do local no vídeo logo abaixo .
Só que em se tratando de pescaria, uma coisa é a teoria... a outra - e a que realmente importa - é a prática.
Os 51 pescadores que participaram da 3ª etapa desembarcada da AGAPIA, no último dia 26 de setembro, são testemunhas do que eu digo.
Antes de iniciar a prova, o visual bonito do açude inspirava em todos bons presságios. "Hoje eu fecho a cota... Vai dar...".
Só que quando a pescaria começou, a esperança foi se transformando em preocupação; alguns até não conseguiam esconder a frustração...Faz parte...
Mesmo assim, teve quem conseguiu se sair bem na prova, caso dos cinco primeiro colocados na competição. Definitivamente, eles estavam no seu dia. Parabéns a Thiago De Marchi(1º colocado), Ingo Hübel(2º), Tiago Josué Dresch(3º),Jeferson Rizzon(4º) e André Von Esenwein (5ºlugar).
Maior peixe: 38 cm -André Von Esenwein
Menor peixe: 20 cm - Paulo Lovato
Total de peixes capturados: 82
Tamanho médio dos peixes: 30,56cm
Parabéns aos campeões!
Clique aqui e confira planilha com os resultados completos da prova.
VIDEO
Assinar:
Postagens (Atom)