sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Criatividade pode fazer a diferença às vezes



Tem dias que a pescaria não rende absolutamente nada. Você usa de tudo e... cadê o peixe?!!! Nem cheiro dele. Nessas horas, a persistência e a criatividade podem ser importantes aliadas. A primeira qualidade, o nosso spinnerman Germano Plesnik já a possui - aliás, esta é uma característica, digamos assim, inata de quem gosta das artificiais.
Agora, se você aliar à persistência um pouco de criatividade, bem, é meio caminho andado para surpreender numa pescaria.
Pois um dia desses, lá no Paraíso, a coisa não estava fácil. Até se fisgou umas minguadas trairinhas - mas não são dignas de nota, nem de foto.
O Germano, porém, usando de sua criatividade, colocou em teste alguns artefatos "pescativos" por ele mesmo confeccionados. Quem os visse, jamais acreditaria que “aquilo” pudesse fisgar alguma coisa.
É mas o homem anda se superando mesmo - e não é a toa que ele ficou em terceiro lugar este ano no Campeonato desembarcado da AGAPIA.
Com as suas engenhocas, ele protagonizou belas brigas com dois pacus e, de lambuja, ferrou uma traíra bem interessante - esta sim é digna de nota (foto acima).
Participaram da pescaria naquele dia Germano Plesnik, Adolfo Valduga, Eurivan Barbosa e o pescador de fly Igor – que pela primeira vez aparece aqui no Euripesca.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Quem sabe um destes numa prova em 2009 !



Numa das prospecções realizadas recentemente pela AGAPIA - fato registrado no site da entidade- foram capturados diversos basses de “respeito”, poderíamos assim dizer. O maior deles – apresentado na foto - tinha 2kg e media 58cm. Quem bocudo lindo, hein !

A fisionomia de contentamento do novo presidente da AGAPIA, Italo J. Fronzoi Jr – empossado em novembro – já diz tudo, e não poderia ser diferente. Quem nunca sonhou um dia erguer um troféu destas dimensões ?

Mas o ideal seria ter a sorte de levantá-lo numa competição de pesca esportiva, do tipo como a que a AGAPIA irá promover em 2009. Aí seria o “supra-sumo” da felicidade, com certeza.

Entretanto, isto só irá acontecer caso esse açude, em fase de observação por parte da entidade, seja aprovado e, quem sabe, faça parte do roteiro de provas na próxima temporada.

Mas mesmo que isto não venha a acontecer tão cedo - digo em 2009 - tudo bem, todos nós iremos aguardar ansiosamente por este momento.

E enquanto a gente espera, o bocudão aí da foto cresce mais um pouco,haha.

Aliás, quem fisgasse este bass quebraria o recorde brasileiro em competições oficiais, hoje ostentado legitimamente por Marcos Antônio Diligenti, que em 2008, aqui mesmo no Estado, ferrou um bocudo de 53,7 cm e pesando 2.247Kg.

Vamos aguradar os acontecimentos.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ferrando as dentuças só na sujeira






Dia desses, visitamos uma propriedade particular aqui perto de Porto Alegre . O lugar realmente era bonito, extenso, "selvagem", oferecendo diversas estruturas para se brincar um pouco com as pré-históricas.

"Isso aqui é o 'Santuário das Traíras', meu velho", tratou logo de batizar o parceiro de pesca Germano Plesnik, que na oportunidade estava acompanhado do professor Leonel e deste que escreve, Eurivan Barbosa.

E ele tem razão, de uma certa forma, pois, depois de algumas horas de pescaria, e pincho pra tudo que é lado, conseguimos fisgar em torno de 40 traíras bonitinhas. Umas eram interessantes em termos de tamanho; outras, nem tanto.

Embora estivessem presentes em toda a parte do açude, foi na sujeira que nos deleitamos de tanto fisgar as pré-históricas. Girinos, ratinhos e iscas diversas, anti-enrosco, nos proporcionaram grandes momentos de prazer. Entretanto, nada superou os eficientes buzz baits, que espetáculo.

Temos que voltar de novo nesse lugar!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Férias é bom e nunca é demais pescar






Desfrutando das merecidas férias, dia desses eu e o professor Leonel fomos até o Lago da Arpia para brincar um pouco com os bocudos. O dia não era ideal - vento, chuva, sol...vento, chuva, sol...vento, chuva,sol - mas valeu a brincadeira, afinal, não faltou ação e peixe no "anzol".

É nessas horas de lazer - e longe dos ambientes das provas - que a gente aproveita para testar nossas isquinhas e descobrir quais delas são as mais eficientes na captura do nosso diabinho verde. É claro que temos que levar em conta o fato de que um dia nunca é igual ao outro em se tratando de fisgar esta espécime.

Mas foi muito boa a pescaria daquele dia. Usamos quase todo tipo de isca artificial e não ficamos na mão. As buzz baits fizeram a festa na parte "suja" do Lago, o que rendeu belos momentos de emoção. No total, contabilizamos em torno de 50 basses fisgados. Mas o que valeu mesmo foi a brincadeira. Sempre é bom pescar...

domingo, 2 de novembro de 2008

Vitória planejada ! - Última etapa desembarcada da ARPIA


















A última etapa desembarcada da ARPIA, realizada no dia 19 de outubro no Lago da entidade, em São Francisco de Paula, não chegou a ter surpresas para os 35 competidores que lá estiveram. O bass, como já se presumia, estava muito ativo, e, pelo que se pôde observar, não tinha preferência por alguma isca em específico. Mesmo com um vento chato soprando insistentemente, a primeira etapa da prova rendeu um bom número de peixes, capturados tanto com softs quanto com iscas de meia água e superfície – essa bem menos. Já no segundo período, quando todos mudaram de posição no lago, a supremacia foi da buzzbait, muito em virtude da “sujeira” existente naquela pedaço do açude.

Era só jogar no capim e lá estava o bucudo esperneando feito doido. Show de bola ! Só que a farra não é para sempre, e como todos nós sabemos, depois um determinado número de pinchos, o bocudo fica arredio e o caldo engrossa de vez. E quando isso acontece, bem, aí é que começa a fase decisiva da prova. Quem tiver sucesso nesse período, tem grandes chances de "levantar o caneco"..

COM UMA CARTA NA MANGA
Campeão da última prova da AGAPIA, em Bom Jesus, Germano Plesnik, o nosso spinnerman, começou a segunda etapa da prova com uma estratégia muito bem definida em sua cabeça. Como havia planejado, começaria também com o buzz bait, e depois que a pressão da pesca fizesse o seu trabalho natural no lago, lançaria mão de uma isca que muito sucesso havia feito dias atrás quando ele esteve no Passo Alegre. Era uma super rostertail turbinadíssima, ala Germano, digamos assim. Quem olhasse para aquela isca antes do início da prova jamais imaginaria que aquele artefato pudesse ser decisivo. Mas foi...

Após bater à exaustão com a sua buzz bait, voltou ao ponto inicial do açude - onde todos já havia passado - e colocou pra funcionar sua isquinha estilizada. Alguns pinchos foram suficientes para que ele capturasse uns dois a três bass com mais de trita centímetros. Tamanho suficicente para ele se sagrar, pela segunda vez consecutiva, campeão de uma prova.

Ao final da prova, quando o Germano me mostrou sua ficha com os peixes fisgados durante a competição, não tive dúvida: "Velho, no mínimo o segundo lugar". Só que eu errei: deu primeiro na cabeça. O homem acertou a mão de vez, haha.

OS CAMPEÕES
Gemano Plesnik (1º)
Sérgio Dornelles (2º)
Pedro Paulo Tomatis (3º)
Rafael Lucchesi Baestrin (4º)
André Von Esenwein (5º)
Marcus Stokler (6º)
Carlos Alberto Xavier (7º)
Frederico Mattis (8º)
Claudio M. de Campos (9º)
Paulo Leal (10º)
MAIOR PEIXE
Paulo Leal - 36,5
MENOR PEIXE
Paulo Leal - 22,2
TOTAL DE PEIXES PESCADOS
115 peixes









quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Curso de bass imperdível neste sábado (01/11) em Porto Alegre


O grande pescador esportivo Marcos Malucelli, radicado atualmente nos Estados Unidos e competindo naquele país há alguns anos, estará neste sábado em Porto Alegre para ministrar um curso sobre a pesca do black bass. A palestra começará às 16h30min e será realizada na sede da empresa Ação Informática – Av. Bahia, nº544 – Bairro São João.

Durante 4 horas, Malucelli irá transmitir todo o conhecimento que obteve participando das principais competições esportivas nos EUA. Temas como o comportamento do black bass, artimanhas e estratégias para capturá-lo, aspectos que envolvem o ato da pesca, tais como ansiedade, adrenalina, embarcações, entre outros fatores, serão abordados durante o encontro.

Conforme o presidente da ARPIA, Jonas Silva, essa é uma oportunidade ímpar para o pescador esportivo gaúcho entrar em contato com as novas técnicas que estão sendo empregadas para fisgar o black bass.

COMO PROCEDER PARA PARTICIPAR DO CURSO
A inscrição no curso é R$ 150,00 e as vagas são limitadas: no máximo 25 pessoas. Os interessados devem entrar em contato com o presidente da ARPIA pelo telefone: 8166.0000.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Prova de Paciência no Sonho Meu - Foram 39 guerreiros no campo de batalha









Essa foi uma das provas mais encardidas da temporada 2008 de pesca esportiva. A chuva intermitente, durante as quatro horas de prova, até poderia cair no esquecimento caso os nossos amigos peixes se fizessem presentes. Mas pelo que se pôde constatar – e isso não é novidade para ninguém – a Fazenda Sonho Meu ainda está longe de ser o “sonho” do pescador esportivo. Mas tem potencial para isso, pois o lago realmente é muito bonito e a AGAPIA acertou em cheio ao apostar no local. Tudo indica que logo logo o lugar dará muitas alegrias a todos nós que amamos este esporte.

Mas a última etapa desembarcada da AGAPIA revelou-se, acima de tudo, uma prova de paciência para os 39 participantes que lá estiveram. Bravos guerreiros, poderíamos assim dizer. No início até parecia que o bocudo estava disposto a uma boa briga. Os gritos de “peixe” e logo em seguida “fiscal” se faziam ouvir até de forma constante. Uma das ilhas do lago, pelo que se pôde observar, era o principal paradeiro dos bocudos. Os spinner baits, por sinal, fizeram a festa neste local. Certamente boa parte dos 24 bocudos capturados em toda a prova saíram dali. Só que o tempo foi passando e os gritos de "peixe" foram escasseando...escasseando... até o silêncio dominar o ambiente. Só as batidas das iscas na água quebravam a monotonia.

UM PEIXE É PRATA, DOIS É OURO
Esta última prova foi, sem sobra de dúvidas,decisiva para alguns competidores, principalmente para aqueles que se ombreavam no pelotão da frente. Para estes, pegar um peixe que fosse já seria motivo de festa. Dois então, um sonho de verdade.

E os 5 felizardos desta vez foram os pescadores Sandro Hoff (1º lugar), José Carlos Pereira (2º), Aflenio Machado Carvalho(3º), André Von Esenwein(4º) e Luciano Rizzardo(5º). Na sequência pontuaram Flavio Regis de Negri (6º), Germano Plesnik(7º), Alexandre Lorenzi(8º), Paulo Leal(9º), Paulo André Lovato (10º). O maior peixe foi capturado por André Von Esenwein.


Parabéns aos colegas, vocês merecem !

Clique aqui para acessar o site da AGAPIA e conhecer os resultados completos da prova que aconteceu na Fazenda Sonho Meu, no último dia 26 de outubro.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Biguá Produções e Euripesca fazem dobradinha no Poço das Traíras - Foi tudo registrado...

Um dia desses, numa de nossas pescarias-relâmpago aqui por perto de Porto Alegre, fomos surpreendidos por uma produtora de vídeos pra lá de alto astral. Os caras são profissionais - atuam num mercado altamente competitivo, que é o da produção de comerciais de TV. Mas nas horas vagas, como nós, não dispensam uma boa pescaria.

Estamos falando da Biguá Produções, uma invenção muito bem concebida pelo publicitário Gaba Athanazio - dono da Gaba Filmes - e apaixonado pela pesca esportiva. Quando eles estão por por perto, não tem jeito: câmera...ação...

Mas o Gaba bem que poderia ter nos avisado um pouco antes, afinal, eu - Eurivan - e o Germano não esperávamos por essa surpresa. Grata surpresa por sinal.

Mas tá aí o vídeo que eles produziram de mais uma aventura pescativa nossa. Só que também ninguém é de ferro: após as gravações, realizadas no Poço das Traíras, em Morungava, a equipe do Gaba se juntou a nós para a "árdua" tarefa de fisgar umas dentuças. Show de bola (confira o vídeo logo abaixo).

Aliás, se alguém não conhece os vídeos do Gaba, basta acessar o Youtube e escrever no campo de pesquisa Biguá Produções. Aparecerá a sua frente uma lista de vídeos por eles produzidos, todos sobre pesca aqui no Estado.

É isso aí gente, a Biguá Produções e o Euripesca fazendo uma dobradinha pra lá de emocionante no mundo da pesca esportiva. Quando pintar vídeo novo dos caras, a gente informa aqui.



sábado, 11 de outubro de 2008

Mais uns blacks no Passo Alegre...






Foi, sem sombra de dúvidas, uma pescaria que valeu a pena. Aquele vento forte que soprava na Fazenda Passo Alegre – e que nos deixou um tanto receosos – era só alarme falso, porque durante o transcorrer do dia o tempo ficou perfeito para a pesca do Black Bass. E o bocudo parecia estar mesmo faminto, porque ele foi em quase todas as iscas artificiais. Show de bola!.

Placar final ao término de mais uma jornada pescativa, entre Passo Alegre e arredores: 60 blacks.

Valeu Gemano, Adolfo e professor Leonel! E está só começando a temporada de pesca...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Isca Z-Popper faz a festa com os blacks no Lago da Arpia









O tempo até que não estava grande coisa, devido à serração e àquela chuvinha chata que todos nós conhecemos. Mesmo assim, meus amigos, a pescaria estava simplesmente dez. A bricandeira aconteceu no último sábado (04/10), no Lago da Arpia, em Tainhas. Não estivemos lá para conferir, mas o parceiro de pesca Edevar Juliano Zorrer fez o serviço por nós, fisgando belíssimos blacks naquele pesqueiro.

E nada é mais emocionante do que fisgar os diabinhos verdes só na flor d”água, bem como o pescador esportivo gosta. Zorrer, adepto do fly, e os seus amigos contaram com um aliado poderoso para encantar os nossos ativos bocudos naquela ocasião. Quem é adepto do fly, certamente deve conhecer a isca Z-Popper. Eu mesmo já tive a oportunidade de ver sua performance em ação e ela, realmente, é irresistível pela sutileza do seu trabalho. Se alguém tiver dúvidas e quiser mais informação, acessa então o endereço www.zpopper.com.br .

Segundo o nosso parceiro de pesca, foram 3 horas de pura emoção em Tainhas, tempo suficiente para que cada pescador fisgasse, em média, 15 blacks. "A ARPIA está de parabéns, o lago está uma maravilha e os blacks estão muito gordos e saudáveis..." conta o Zorrer.

É isso aí gente, tomara que o black esteja com o comportamento parecido com o de sábado na prova do próximo dia 19 de outubro, por mais uma etapa desembarcada da ARPIA.

Desta vez estaremos lá para conferir.

domingo, 5 de outubro de 2008

Conhecidos os campeões da embarcada pela AGAPIA


Nícolas Korb Lehnen e Sandro Thomé são os campeões deste ano pela categoria embarcada da AGAPIA. Eles livraram 14 pontos em relação à dupla 2º colocada na competição, formada por Gerson A. Bisol e Ítalo J. Franzoi Junior, e em torno de 15 para Gilney Braido Cláudio A. Rech, que ficaram na 3ª posição no cômputo geral.

Por ter obtido uma boa média de pontos nas provas anteriores, a dupla campeã de 2008 nem precisou se preocupar em garantir o 1º lugar na prova do último sábado (04/10), na Fazenda Bela Vista, em Lajeado Grande. Ficaram apenas em 5º lugar, colocação que os garantiu o caneco da temporada.

Parabéns aos campeões!

Pecado comum nas provas de pesca esportiva - Fazenda Gralha Azul



O pescador esportivo Evaldo Niderauer poderia ter obtido uma classificação muito melhor na prova realizada na Fazenda Gralha Azul, em Bom Jesus, pela 3ª etapa desembarcada da AGAPIA. Se tivesse marcado estes dois belos peixes fisgados durante a competição, certamente, estaria entre os primeiros colocados – e ficaria também nas “cabeças” na classificação geral.

Só que o Evaldo cometeu um pecado muito comum entre nós que participamos de competições de pesca esportiva. Por um motivo ou outro, a gente sempre acha que vai pegar um maior, e acaba descartando, ao longo da prova, bons exemplares.

Mas como o próprio Evaldo destaca em sua mensagem enviada aqui para o Euripesca: "O mais importante é o espírito esportivo". É a pura verdade...