terça-feira, 14 de abril de 2009
A "hora do mosquito" também é do Bass no Pampa Rural...
Edevar Juliano Zorrer, um dos melhores praticantes do fly fishing aqui do Estado e responsável por um dos mais belos relatos aqui no Euripesca "A Aventura Inesquecível no Chile", está nos brindando com mais uma narrativa de suas pescarias aqui pelas bandas do Rio Grande do Sul. Uma de suas últimas incursões pescativas aconteceu na Fazenda Pampa Rural, um lugar repleto de pesqueiros de bass. E foi bem ali que ele descobriu a "hora do mosquito", momento especial para se fisgar uns bocudos na superfície... e de popper...Que loucura...
"Nada como um pouco de perseverança em acreditar que a hora do mosquito é a hora do peixe!
No sábado estivemos na Fazenda Pampa Rural, em Cambará do Sul, para incomodarmos alguns blacks. O dia ensolarado, e quase sem vento, prometia um dia legal.
Os blacks não pensavam o mesmo, passamos o dia inteiro batendo isca em vários lagos e pouquissima ação.Os unicos blacks que davam o ar da graça eram um pouco maiores que os alevinos.
Eu estava acreditando que no cair do sol os blacks ficariam mais ativos, e decidimos que nesta hora iríamos para o último lago da fazenda, pois eu já havia tido uma experiência bem legal naquele lago ao entardecer.
Não deu outra: A primeira grande surpresa veio lá pelas 17h quando o Dilvo, meu parceiro de pesca, retirou um troféu praticamente da margem, oferecendo a ele um popper no meio da vegetação. Foi um estouro sensacional, digno do tamanho do exemplar capturado!
Uns 45 minutos depois a festa começou de verdade, era um lançamento de popper e um bass de bom tamanho fisgado.
Naquele momento, a dita hora do mosquito, havia uma eclosão enorme de insetos e os alevinos faziam a festa na superfície lisa do lago. Percebemos que os blacks "gordos" não estavam interessados nos mosquitos, mas sim, nos alevinos que se banqueteavam destes. Pois eventualmente alguns estouros maiores ocorriam no meio do lago.
Dirigimos o lançamento dos poppers para o meio do lago, e trabalhamos eles procurando imitar o comportamento dos alevinos. Não deu outra: os "gordos" batiam nos poppers com muita violência. Saia um black gordo a cada arremesso. Quando o Black errava o bote, era só largar a isca no mesmo lugar e capturá-lo. Era fantástico!
Na próxima vez vou dormir um pouco mais de manhã e só sair pra pescar à tarde para aproveitar bem a hora do mosquito."
Edevar Zorrer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Mano véio Zorrer! As últimas 5 pescarias lá foram assim, no hatch!
Postar um comentário