segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Iniciação com as artificias





No último domingo (06/09), véspera de feriado, coube a mim uma missão inusitada, podemos assim dizer. Pela primeira vez, em minha curta trajetória como pescador esportivo, desempenhei o papel de orientador no uso das artificiais.

O novo adepto deste esporte apaixonante faz parte da nossa família, e já há algum tempo, me falava do seu interesse pelo baitcasting. Eberton nunca havia aremessado com uma carretilha na vida, tampouco utilizado um artefato artificial para fisgar um peixe.

Desde pequeno, no entanto, é praticante daquela pescaria mais tradicional, já tendo capturado muitos exemplares pela região de Bagé, sua cidade de origem. Já há algum tempo ele vinha acompanhando o movimento da pesca esportiva, seja através de programas de TV (principalmente o Pesca Alternativa, do SBT) seja por meio de bate-papos com outros pescadores adeptos às artificiais.

E no último domingo o Eberton teve o seu primeiro contato com as artificiais. As condições climáticas, à primeira vista, pareciam perfeitas: dia quente, sem muito vento, pressão atmosférica 1017Hpa...

Fomos então para a prática.Inicialmente dei algumas instruções sobre como arremessar com carretilha, tarefa esta que não é fácil, afinal, não são todos os que se adaptam com as "carretas". Eu, por exemplo, a muito custo aprendi. Foram cerca de 3 meses de sofrimento: lançamentos que não chegavam a 5 metros.

Para a minha surpresa e alegria, no entanto, percebi no nosso "aluno" uma facilidade incomum para tal míster. Atento aos detalhes das minhas modestas orientações, assimilou com facilidade a questão da regulagem carretilha antes de arremessar.

Lição aprendida, começamos então a pescaria usando iscas anti-enrosco, mais apropriadas ao local em que nos encontrávamos. Depois de algumas dicas sobre como manusear os artefatos, o nosso futuro parceiro fisgou a sua primeira traíra na artificial. Logo em seguida veio mais outra, e mais outra... E tudo só na superfície... existe emoção maior !?...

E depois de um dia de pesca, e de termos capturado várias traíras, só o que eu posso dizer é que o Eberton tem muito potencial. As pré-históricas por ele fisgadas, aliás, eram maiores que as minhas.rrrrrrrrrr... Faz parte...

Seja bem-vindo, meu velho, ao mundo das artificiais ! É um caminho sem volta,haha...

Nenhum comentário: